Postagens

Mostrando postagens de março, 2016

Comemorações da Semana da Água e Celebração do 5º Aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Dos Rios Tijuco e da Prata - RVSETP

Imagem
Equipe do RVSERT e PEPF, alunos da Escola Municipal Archidamiro Parreira de Souza A celebração do 5º aniversário do Refúgio de Vida Silvestre Estadual dos Rios Tijuco e da Prata e as comemorações da Semana da Água 2016 foram realizadas com muitas atividades junto a criançada das escolas localizadas no entorno desta Unidade de Conservação. Confira todos os eventos!

Reabertura para visitação pública do PEPF, veja os detalhes.

Imagem
Cachoeira do Marimbondo. Foto: Bruno R. Alves A partir de hoje (21/03) o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) está reaberto para visitação pública. Tendo em vista as condições de manutenção do Parque e para garantir a segurança dos visitantes, apenas a trilha da cachoeira do Marimbondo está liberada para visitação . Assim que as demais trilhas estiverem em condições adequadas de segurança e manutenção, serão reabertas para o público. A Equipe do PEPF agradece a todos pela compreensão. Aguardamos a sua visita!

Uso correto de agrotóxicos será tema de seminário na Femec

Imagem
O Seminário sobre Agrotóxicos, que será realizado no dia 30 de março, a partir de 13h30, no Auditório do Camaru, terá como objetivo informar os aspectos técnicos e legais sobre uso de agrotóxicos e afins. A conferência abordará ainda as iniciativas que têm sido construídas após a legislação que é o marco legal para o enfrentamento deste problema e a imprescindível ação de fiscalização e o controle sobre o correto cumprimento da legislação e uso de agrotóxicos. 

Hora do Planeta na Praça Tubal Vilela

Imagem

Informativo do Parque Estadual Serra Negra (Ed. 02/2016)

Imagem
Nesta edição: Manutenções preventivas da UC; Reuniões da Equipe do Parque Estadual Serra Negra; Participação do Gerente na 1ª Reunião de Alinhamento do Previncêncdio.  Leia na íntegra.

UFU promove Primeiro Seminário de Qualidade Ambiental

Imagem
O Núcleo de Estudos Ambientais (Neam) realiza o primeiro Seminário de Qualidade Ambiental no dia 17/03, a partir das 18h, no bloco 3Q do Campus Santa Mônica. O evento é resultado do projeto de extensão “Qualidade ambiental e gestão de recursos hídricos, agroecológicos e de resíduos sólidos: articulação dos saberes populares e científicos nos contextos urbano e rural de Uberlândia e região”, financiado pelo Ministério da Educação (MEC).

IEF ministra curso sobre Cadastro Ambiental Rural na Universidade Federal de Uberlândia

Imagem
Equipe IEF e alunos da UFU que participaram da capacitação. Foto: IEF No dia 10 de março, o IEF ministrou o Curso CAR - Conceitos e Legislação Ambiental para alunos do curso técnico em Controle Ambiental (ESTES), curso técnico de Meio Ambiente (EJA), além de alunos de graduação em Geografia e membros da Terra Consultoria, empresa júnior do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. 

ATENÇÃO: Prorrogado o Fechamento Temporário para Visitação Pública do Parque Estadual do Pau Furado

Imagem

IEF realiza CAR Itinerante em Iturama

Imagem
Técnicos que prestaram o atendimento CAR em Iturama. Da esq. para dir.: Thiago de Sousa Pereira (IEF), Salvador Ronaldo da Silveira (IEF), Marco Aurélio Moreira (EMATER), Wilson Marajó Fernandes (EMATER) e André Luiz Borges (IEF) No período de 07 a 11 de março 2016, o Escritório Regional Triângulo do Instituto Estadual de Florestas realizou o CAR Itinerante no município de Iturama-MG. Os atendimentos foram realizados, gratuitamente, de 08h às 18h no Escritório da Emater e no Sindicato Rural de Iturama.  Confira!  

Trote Ecológico: Ciências Biológicas

Imagem
Turma Biologia Foto por: Isabelle Damasceno Recepção dos calouros do Curso de Ciências Biológicas no Parque Estadual do Pau Furado. Confira as fotos!

IEF realiza mutirão do CAR em Unaí

Imagem
Técnicos realizaram 80 cadastros de pequenos produtores rurais de Unaí Foto: Arquivo IEF O Escritório Regional do IEF em Unaí realizou, no dia 03 de março, um mutirão para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenas propriedades rurais. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Unaí e contou com a parceira da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Com o apoio de 15 técnicos do IEF, da Emater, da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram Noroeste) e Sindicatos da região, foi possível realizar 80 cadastros para o pequeno produtor rural de Unaí.

Informativo do Parque Estadual do Sumidouro (Ed.26/2016)

Imagem
Nesta edição: Quitandas, uma tradição da região; Grupo de Teatro do Parque Estadual do Sumidouro; Cadastro Ambiental Rural. Veja o Informativo na íntegra.

Informativo Parque Estadual do Itacolomi (Ed.02/2016)

Imagem
Destaques desta edição: Monitoramento da qualidade de água da UC; Levantamento de visitas no Carnaval 2016; Detalhes da gravação do Terra de Minas na UC; Ações contra o Aedes aegypti : Projeto de sinalização de trilhas.   Veja o Boletim na íntegra.

Curso de Operação e Manutenção de Roçadora

Imagem
Curso de Roçadora Foto por: Nayara Teodoro Semana passada foi realizado dentro do Parque Estadual do Pau Furado o Curso de Operação e Manutenção de Roçadora. Nos dias 26 e 27 de fevereiro o SENAR ofereceu uma capacitação para os funcionário do Parque. Confira como foi a Capacitação!

Boletim Informativo do Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato (Ed. 07/2016)

Imagem

Média de Cadastro Rural em Uberlândia supera a de Minas Gerais

Imagem
Analista ambiental do IEF, Cyntia Goulart Corrêa Ribeiro   (Foto: Marcos Ribeiro) A pouco mais de dois meses de se encerrar o prazo para realizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o dia 5 de maio, 88% (1,6 mil) dos produtores rurais de Uberlândia já fizeram o procedimento. Os dados são do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e apontam que a média local está acima da registrada no Estado, em que 59,2% (326.901) dos 551.621 donos de terras fizeram o registro. O cadastro, criado pela Lei 12.651/12, é obrigatório.